sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Exercício de geografia sobre agricultura do Brasil- IV Unidade - 2º ano






      COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - IPIAÚ-BA


Geografia
 PROFESSOR(A):Giovanni Guimarães
DATA:17/01/2013
ALUNO(A):
 SÉRIE: 2ºANO
TURMA: todas
IV Unidade







Exercício de Geografia da IV Unidade  -  2013

1) Estabeleça comparações entre a agricultura itinerante e a agricultura de jardinagem do ponto de vista das técnicas agrícolas e da mão-de-obra.

2) Neste século, durante as décadas de 60 e 70, a migração interna no Brasil assumiu a direção campo-cidade. Entretanto, nas últimas décadas passou a ganhar destaque a migração cidade-campo num movimento cotidiano que envolve milhares de trabalhadores.
Tendo em vista estas duas modalidades de migração apresentadas, explique:
a) dois fatores que promoveram (e ainda promovem) a migração campo-cidade;
b) como se realiza a migração cidade-campo.

3)                         Tem fazenda e fazenda
                            que é grande perfeitamente
                            sobe serra desce serra
                            salta muita água corrente
                            sem lavoura e sem ninguém
                            o dono mora ausente
                            Lá só tem um caçambeiro*
                            tira onda de valente
                            Isso é uma grande barreira
                            que está em nossa frente
                            tem muita gente sem terra
                            e tem muita terra sem gente.
                            *caçambeiro = adulador, bajulador.
                                                                             ("Espelho da Realidade", em: CONTO DOS LAVRADORES DE GOIÁS)
Analise a estrutura fundiária brasileira e a forma de ocupação da terra, com base em elementos presentes no poema anterior.



4) Em 1985, o Estado de São Paulo figurava como o principal produtor da cana-de-açúcar no Brasil (48,76% do total nacional). Esta cultura ocupa extensas áreas do território paulista.
a) Aponte dois problemas ambientais decorrentes desta cultura.
b) Explique de que forma eles ocorrem.

5) O sistema tradicional de cultivo nas regiões tropicais é a roça. Indique as características deste sistema e as conseqüências de sua utilização.


6) Quais as conseqüências da modernização da agricultura?

7) A reforma agrária no Brasil é um tema polêmico e tem estado na pauta de discussões entre o governo, trabalhadores sem terra e grandes proprietários fundiários. Segundo o Secretário da Justiça do Estado de São Paulo (FSP 06/11/95), parte das propriedades da região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado, são devolutas, isto é, terras sem títulos de propriedade ou com títulos ilegítimos, e que, portanto, deveriam ser devolvidas ao poder público.
a) Descreva a estrutura fundiária brasileira.
b) Como o processo histórico da ocupação territorial brasileira pode explicar essa estrutura fundiária?
c) Considerando suas respostas anteriores, explique a existência de terras devolutas na região do Pontal do Paranapanema.

8) Nas últimas décadas do século XX, intensificou-se a utilização da mão-de-obra temporária no campo brasileiro.
Descreva o assalariamento temporário, destacando três de suas características.

9) Analise as afirmações sobre o processo da formação do território brasileiro no qual pode-se distinguir diferentes eixos de ocupação ligados às atividades econômicas.
( ) A pecuária, praticada em caráter extensivo, foi de importância fundamental na ocupação da região Norte, em especial no vale do Rio Amazonas.
( ) A mineração deu o impulso fundamental para a ocupação de áreas no interior do país, durante o período colonial.
( ) Na região Nordeste, a cultura da cana-de-açúcar foi responsável pela ocupação inicial do litoral, a Zona da Mata, avançando posteriormente para o Agreste.
( ) O café deu grande impulso à economia do Sudeste, promovendo uma maior ocupação do interior do Estado de São Paulo.
( ) Além da pecuária e da cana-de-açúcar, o cacau, o tabaco e o algodão também foram importantes na constituição do espaço econômico nordestino.

10) Em 1975, o Governo Militar brasileiro, para enfrentar a alta geral dos preços internacionais do petróleo, baixou um Decreto criando o Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL). Dentre as principais conseqüências sociais e ambientais desse importante programa, estão:
( ) a aceleração do processo de proletarização do trabalhador rural.
( ) a diminuição da poluição dos cursos de água, especialmente na Zona da Mata nordestina.
( ) a intensa utilização dos agrotóxicos nas novas áreas cultivadas com cana-de-açúcar.
( ) a diminuição da mão-de-obra empregada na lavoura canavieira, com a elevada mecanização das atividades agrícolas.
( ) a intensificação da concentração fundiária.

11) A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) na agricultura tem desencadeado um processo de discussão controvertido, dividindo posições entre especialistas, governos, empresas, poder judiciário e opinião pública, favoráveis e contrários à liberação dos OGMs no Brasil. Diante da indefinição em nível federal, alguns governos estaduais resolveram criar barreiras técnicas comerciais aos OGMs em seus territórios, visando principalmente atender aos interesses econômicos de seus produtores agrícolas no mercado internacional, com uma campanha publicitária dirigida aos produtores rurais e aos consumidores, através do slogan "Transgênicos, não plante esta idéia."
Cite e explique duas características positivas e duas negativas quanto à introdução de produtos transgênicos na agricultura.

12) Nos últimos anos várias áreas do Nordeste do Brasil foram irrigadas e se tornaram excelentes produtoras de frutas. A produção de uva no Nordeste tem localização definida e técnicas de cultivo diferenciadas das tradicionais plantações da Região Sul do Brasil.
Quanto à prática da irrigação, às características de temperatura e aos lugares de cultivo das videiras do Nordeste, assinale a alternativa correta.
a) Irrigação esporádica, temperaturas amenas e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco em Petrolândia (PE) e Barreiras (BA).
b) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo na Zona da Mata, em Feira de Santana (BA) e Garanhuns (PE).
c) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável, devido à proximidade do litoral, e cultivo em lIhéus/Itabuna (BA) e Sobral (CE).
d) Irrigação sistemática, temperatura pouco variável e cultivo principalmente no Vale Médio do Rio São Francisco, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
e) Irrigação esporádica, temperatura mais baixa, devido às maiores altitudes, e cultivo nas áreas do Agreste, na Chapada Diamantina (BA) e na Chapada da Borborema (PB).

13) "Nesta sub-região nordestina, a paisagem é marcada tradicionalmente pela presença de pequenas propriedades policultoras que empregam mão-de-obra familiar. Mas, nas últimas décadas, a pecuária tem se desenvolvido bastante provocando a concentração de terras, o aumento do desemprego rural e a emigração."
O texto se refere
a) à Zona da Mata.
b) ao Meio-Norte.
c) ao Sertão.
d) ao Agreste.
e) ao Recôncavo Baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;