segunda-feira, 12 de março de 2012
SISTEMAS DE COORDENADAS
por Luiz Fernando Bindi
Para determinar a posição de um astro ou de uma cidade, precisamos definir um sistema de coordenadas. Nesse sistema, vamos utilizar apenas coordenadas angulares, sem nos preocuparmos com as distâncias. A posição do topônimo será determinada através de dois ângulos de posição, um medido sobre um plano fundamental, e o outro medido perpendicularmente a ele.

Recordemos o sistema de coordenadas geográficas, usadas para medir posição sobre a superfície da Terra. Nesse sistema as coordenadas são latitude e a longitude (nos Globos Terrestres Iluminados da Libreria Editora, as latitudes são representadas a cada 10o e as longitudes, a cada 15o, como pede o padrão cartográfico).

LONGITUDE GEOGRÁFICA (l): é o ângulo medido ao longo do equador da Terra, tendo origem em um meridiano de referência (o meridiano de Greenwich), e extremidade no meridiano do lugar. Na Conferência Internacional Meridiana, realizada em Washington em outubro de 1884, foi definida como variando de 0 a +180° (Oeste de Greenwich) e de 0 a -180° (Leste). Na convenção usada em astronomia, varia entre -12h (Oeste) e +12h (Leste).


As Coordenadas Geográficas (latitude e longitude) é que nos dão condições para localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.São medidas em grau, minuto e segundo. As coordenadas geográficas foram determinadas por meio de observações astronômicas e satélites geodésicos.

Para determinar a posição, ou localização, de um ponto situado na superfície da Terra, utilizamos linhas imaginárias (paralelos e meridianos), que são medidas em grau, minuto e segundo . Essas linhas na realidade não existem na superfície da Terra. Elas são imaginárias e estão presentes nos mapas apenas para orientar seus usuários.

Para localizarmos qualquer ponto sobre a superfície terrestre precisamos conhecer suas Coordenadas Geográficas (latitude e longitude).

Paralelos: são as linhas imaginárias que determinam a latitude.
Meridianos: são as linhas imaginárias que determinam a longitude.

LATITUDE
Latitudes terrestres (imagem: Esteio)

A Terra tem uma forma quase esférica, com achatamento nos pólos (geóide), e é apresentada nos mapas, dividida em duas metades por uma linha imaginária, denominada Linha do Equador (palavra de origem latina aequatore, que significa "o que iguala").

A linha do Equador (representada em toda a nossa Linha de Globos Terrestres, inclusive com dados de extensão equatorial da Terra), está situada a igual distância dos pólos, divide a terra em duas metades: o Hemisfério Norte ou Setentrional e o Hemisfério Sul ou Meridional. As linhas imaginárias paralelas (paralelos) ao equador, determinam A latitude que é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até a linha do equador.
Diagrama do Equador Terrestre (imagem: Esteio)

Para a latitude a distância em graus será de 0° na linha do equador até 90° para o norte ou 90° para o sul.

Portanto para a latitude a linha de referência é a linha do equador, isto significa que para a longitude, também precisamos de uma linha de referência.
LONGITUDE
Longitudes Terrestres (imagem: Esteio)

A longitude é determinada por meio dos meridianos, sempre em relação ao meridiano principal, que ficou definido como, Meridiano de Greenwich (0° de longitude) que também divide a terra em duas metades, o hemisfério oriental (leste) e o hemisfério ocidental (oeste).

Não deve-se confundir Latitude com outra informação, a Altitude, que é altura ou a dimensão vertical de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao nível do mar. Altitude é diferente de altura, que é a dimensão vertical de um corpo da base até seu ponto extremo.
Mapa-Mundi de Fusos Horários, baseado no Meridiano Central de Greenwich (traço horizontal contínuo em vermelho)

Um aparelho do tamanho de uma calculadora de bolso é atualmente o grande recurso para se localizar um ponto na superfície da Terra. É o GPS, sigla em inglês para sistema de posicionamento global. No mostrador do aparelho aparecem as coordenadas e a altitude do local, obtidas através de sinais enviado por um conjunto de satélites (24 satélites).

É esse sistema acoplado aos aviões de combate, que permite atingir o alvo desejado com grande precisão, como por exemplo nas invasões dos EUA contra Afeganistão e Iraque. No Brasil este sistema é utilizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No Portal Libreria, o geógrafo Gustavo Borges escreveu uma série de artigos especiais sobre GPS.
Vários modelos de GPS

POR QUE O PRIMEIRO MERIDIANO (LONGITUDE 0°) PASSA POR GREENWICH ?

O Primeiro Meridiano é uma linha imaginária que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul e Greenwich é uma cidade inglesa localizada nas margens do Rio Tâmisa.
Marco do Primeiro Meridiano

Nesta cidade, foi construído o Observatório Real de Greenwich em 1675 por ordem do Rei Charles II. No Observatório, o principal telescópio era chamado de "The Primary Transit". O meridiano que passava sobre este instrumento foi adotado como o meridiano de referência para a Grã-Bretanha.

Em outubro de 1884, 41 delegados de 25 nações se encontraram em Washington, nos Estados Unidos, para a International Meridian Conference. Na Conferência, os seguintes princípios foram estabelecidos:
• Era necessário adotar um único meridiano mundial para substituir os inúmeros que já estavam em uso;
• O Meridiano que passava pelo Observatório no Greenwich seria o Primeiro Meridiano;
• Que a longitude seria calculada de leste para oeste a partir deste meridiano até 180°;
• Todos os países adotariam um dia universal;
• O dia universal seria um Dia Solar Médio e começaria à meia-noite em Greenwich contado no formato de 0 a 24 horas;
• Os dias náuticos e astronômicos em todos lugares começariam à meia-noite;
• Vários estudos técnicos seriam feitos para regulamentar a aplicação do sistema decimal para a divisão de tempo e espaço.

A "Resolução 2", fixando o Meridiano de Greenwich foi aprovada por 22 votos a 1 (a República Dominicana votou contra), França e Brasil se abstiveram.
Observatório Real de Greenwich

Houve muitas linhas meridianas consideradas como Meridiano Principal. Em 1881, eram consideradas cerca de 14 linhas meridianas para serem utilizadas em mapas e orientação incluindo cerca de 9 linhas só em Greenwich.
No pátio do Observatório existem algumas barras de metal fixadas no solo e na parede que marcam um dos locais (talvez o mais famoso) da linha do primeiro meridiano que passa pelo Transit.
Primary Transit

Na década de 50, o Observatório foi transferido para Sussex devido à interferência da poluição e luzes de Londres nas observações estelares. Em 1990, o Observatório foi mais uma vez transferido para a Universidade de Cambridge. A transferência do observatório não modificou a referência meridiana que permanece no seu local original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;