segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EXERCÍCIO AVALIATIVO DE GEOGRAFIA DA IV UNIDADE DE 2011 SOBRE AGRICULTURA PARA O 3° ANO


  • Para fazer uma bom exercício:
  • Evite rasuras; as questões rasuradas serão anuladas.

1) Estabeleça comparações entre a agricultura itinerante e a agricultura de jardinagem do ponto de vista das técnicas agrícolas e da mão-de-obra.

R.


2) Leia o texto:
"O sistema de produção agrícola americano é um dos mais produtivos do planeta, com alto rendimento e exploração intensiva das áreas agricultáveis. É um sistema que conta com grande aporte de capital além de ser tecnologicamente bastante apoiado, o que torna possível aos Estados Unidos tal desempenho no setor."

Agora responda

a) Como é denominado esse sistema?
b) Defina-o e de exemplos.

R.


3) Como se explica a baixa produção de alimentos da África, apesar de mais da metade da população africana estar localizada na zona rural?

R.


4) Algumas das restrições impostas pela natureza ao desenvolvimento de atividades econômicas em várias extensões do globo terrestre, vêm sendo superadas, com mais intensidade, no século atual.
Que aspectos da natureza podem ser modificados e que técnicas podem ser usadas para que se torne viável a pratica da agricultura?

R.


5) Explique a atual situação da estrutura agrária e agrícola dos Estados Unidos.

R.
6) Como estão organizados os belts norte-americanos para que possam atingir alta qualidade e produtividade?

R.


7) Por que a mecanização da agricultura contribuiu para o inchaço e para os problemas urbanos das grandes cidades?

R.


8) Quais as principais características da atividade agrícola da região das pradarias canadenses?

R.


9) Identifique o país e o rio assinalados no mapa. Explique a originalidade agrícola desse país face ao clima da região.

R.



10) Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

As "plantations" fazem parte do espaço agrário dos países subdesenvolvidos. Sobre esta forma de ocupação, julgue os itens a seguir.
( ) Nas plantations são cultivadas monoculturas destinadas à exportação, o que gera excedentes e, conseqüentemente, baixos preços desses itens no mercado mundial.
( ) As plantations normalmente ocupam pequenas extensões de terra com baixos investimentos, utilizando sempre capital nacional.
( ) Nos países subdesenvolvidos o colonialismo provocou grandes desequilíbrios. Formaram-se dois setores agrários distintos: um de subsistência com baixa produtividade e outro moderno, especulativo, voltado para exportação e realizado de forma extensiva (as plantations).
( ) As plantations têm suas origens no capitalismo comercial: a partir do final do século XVI, criam-se as primeiras propriedades escravistas voltadas para a produção de itens tropicais.

11) Apresente a localização e as características das regiões chamadas de nos E.U.A.:
a) Sun belt
b) Manufacturing belt

R.
12) Explique a diferença entre estrutura agrária e estrutura agrícola.


R.


13) Após a revolução de 1917, a agricultura soviética passou a ser organizada através de cooperativas: os Kolkhozes e os Sovkhozes. Dê as características dos Sovkhozes.


R.


"Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina o quanto você faz isso bem feito" - Lou Holtz

"O homem aprende apenas de duas formas: a primeira é por meio da leitura e a segunda associando-se com pessoas inteligentes "
- Will Rogers

FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO

Um comentário:

Postar um comentário

 
;