quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ATIVIDADE INDUSTRIAL NO BRASIL - 3º ano Prof. Giovanni Guimarães


  • No Sudeste, a mais industrializada das regiões brasileiras, as maiores concentrações industriais estão no Estado de São Paulo, no qual a atividade se expandiu a partir do pólo industrial do Grande São Paulo, sobre quatro grandes eixos rodoviários: Anchieta, Dutra, Anhangüera e Castelo Branco.
  • No Sudeste ainda se destacam os pólos industriais do Rio de Janeiro, principalmente os localizados na Baixada Fluminense, no Grande Rio, no Vale do Paraíba, na Região Serrana (Petrópolis e Nova Friburgo), os pólos industriais de Minas Gerais, como o do Grande Belo Horizonte, onde identificamos a presença de dois importantes distritos industriais, os de Betim e Contagem.
  • Dentre as inúmeras produções das áreas industriais paulistas, pode-se destacar, no eixo da Anchieta, a automobilística (no ABC) e a siderurgia (na Baixada Santista) e, no eixo da Castelo Branco, a produção têxtil (em Sorocaba).
  • Dentre as inúmeras produções industriais presentes nos pólos industriais do Rio de Janeiro e Belo Horizonte podem-se destacar como exemplo, respectivamente, a têxtil e a siderúrgica.
  • A região Sul do Brasil, a segunda mais industrializada do país, em que pesem as transformações que vêm ocorrendo na sua geografia industrial, apresenta sua atividade industrial ainda bastante vinculada ao setor agropecuário.
  • Isso quer dizer que no Sul as produções agroindustriais, como a frigorífica e a de óleos vegetais, apresentam, ainda hoje, elevada participação relativa no total do valor industrial produzido nessa região.
  • No Estado do Rio Grande do Sul, destaca-se como a mais importante de suas áreas industriais o Grande Porto Alegre e, no Estado do Paraná, o Grande Curitiba.
  • Dentre as produções desenvolvidas nesses domínios pode-se citar: no caso do Grande Porto Alegre, a indústria petroquímica (Canoas) e de calçados (São Leopoldo e Novo Hamburgo) e, no caso do Grande Curitiba, o refino de petróleo (Araucária) e a indústria de móveis.
  • No Estado de Santa Catarina, destacam-se como importantes áreas industriais o Vale do Itajaí, com forte presença do setor têxtil e a zona carbonífera do Estado, na qual sobressaem as produções de cunho carboquímico.
  • No Nordeste, a terceira região mais industrializada do país, com cerca de 9% da produção industrial brasileira, destacam-se as produções vinculadas ao processo de transformação industrial das matérias primas regionais.
  • Os mais importantes centros industriais do Nordeste situam-se nas suas três grandes áreas metropolitanas — Recife, Salvador e Fortaleza — com destaque para as produções têxteis e alimentícias, seguidas pela metalúrgica, química e de eletrodomésticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;