quarta-feira, 13 de maio de 2015 0 comentários

Exercícios sobre escala PARA 1º ANO DO CMLEM



Exercícios sobre escala


  • Questão 1
A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma, é possível dizer que, quanto maior for a escala,
I. menor é a área representada;
II. menor é o detalhamento das informações;
III. menos evidente é a projeção cartográfica utilizada.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
a) I
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III
vQuestão 2
Considere as duas escalas a seguir representadas:

 
Assinale a alternativa correta

:
a) A escala A é do tipo gráfica e a escala B é do tipo numérica.
b) As duas escalas possuem as mesmas propriedades.
c) A escala B contém erros, pois deveria estar em centímetros.
d) A escala A também poderia ser representada com 1 : 1km.
vQuestão 3
Um mapa de escala 1:300.000 apresenta uma distância de 15 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre esses dois pontos, na realidade, é:
a) 30 km
b) 45 km
c) 75 km
d) 90 km
e) 150 km
vQuestão 4
(IFG)
Considere dois mapas do Brasil, sendo que o mapa “A” tem escala de 1/10.000.000 e o mapa “B”, escala de 1/50.000.000. Assinale a alternativa correta.
a) Ambos os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
b) O mapa “A” apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa “B”.
c) O mapa “A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa “B”.
d) O mapa “B” é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa “A”.
e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho.
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RESUMO DE CARTOGRAFIA PARA 1º ANO DO CMLEM



Cartografia


A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.



O surgimento

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.

Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.

Atualmente...

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo. Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias.
A outra técnica cartográfica, o sensoriamento remoto, consiste na transmissão, a partir de um satélite, de informações sobre a superfície do planeta ou da atmosfera. Quase toda coleta de dados físicos para os especialistas é feita por meio de sensoriamento remoto, com satélites especializados que tiram fotos da Terra em intervalos fixos.



Para a geração das imagens pelos satélites, escolhe-se o espectro de luz que se quer enxergar, sendo que alguns podem enviar sinais para captá-los em seu reflexo com a Terra, gerando milhares de possibilidades de informação sobre minerais, concentrações e tipos de vegetação, entre outros. Existem satélites que chegam a enxergar um objeto de até vinte centímetros na superfície da Terra, quando o normal são resoluções de vinte metros.

Mapas

A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrada em um mapa. Os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas, em proporção reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma região. Mapas, em contraposição a foto aéreas e dados de satélite, podem mostrar concentração populacional e de renda, diferenças de desenvolvimento social, entre outras informações.



Como os mapas possuem representação plana, eles não representam fielmente a forma geóide da Terra, o que levou cartógrafos a utilizarem globos para imitar essa forma. Os mapas mais comuns são os políticos e topográficos. Os políticos representam graficamente os continentes e as fronteiras entre os países, enquanto os topográficos representam o relevo em níveis de altura (normalmente inclui também os rios mais importantes). Para desenhar mapas cartográficos depende-se de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos. Atualmente, boa parte do material que o cartógrafo necessita é obtido por sensoriamento remoto com foto de satélite ou fotografias aéreas.

Projeções cartográficas

Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana.

Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Conforme o sistema de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos objetivos do mapa.



A projeção mais simples e conhecida é a de Mercator (nome do holandês que a criou). Outras técnicas foram evoluindo e muitas outras projeções tentaram desfazer as desigualdades de área perto dos pólos com as de perto do equador, como por exemplo a projeção de Gall. Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de projeção de acordo com a característica que permanece correta. Temos então:
*       Projeções eqüidistantes = distâncias corretas
*       Projeções conformes = igualdade dos ângulos e das formas dos continentes
*       Projeções equivalentes = mostram corretamente a distância e a proporção entre as áreas

Os três principais tipos de projeção são:

Cilíndricas: consistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do planeta centrada na Europa.



Cônicas: é a projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas próximas ao Equador aparecem retas.



Azimutais: é a projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas para representar as áreas polares.

quarta-feira, 25 de março de 2015 0 comentários

FUSOS HORÁRIOS PARA 1º ANO DO CMLEM DE 2015

1º ano ( todos) e o 3º ano (noturno)

OBS: Leia com atenção e próxima aula vou querer respondido. ok?:

                            = Quando o lugar de horário a ser identificado situa-se a leste (mais tarde), e a soma entre o horário totaliza mais do que 24 horas, o excesso será a HORA DO DIA SEGUINTE.
                                              
                            Ex: 14h (um horário conhecido qualquer)
                                       +15h (diferença horária para mais tarde)
                                          29h (um excesso de 05 horas)

ð  Teremos, então, 05 horas do dia seguinte.

                   = Quando o lugar de horário a ser identificado situa-se a oeste (mais cedo), e a diferença horária é maior que o horário conhecido, somamos a este, 24 horas (=01 dia) para, a seguir, efetuarmos a subtração. O resultado será a HORA DO DIA ANTERIOR.

                            Ex: 10h (horário conhecido qualquer)
  -14h (diferença horária para mais cedo)

ð  Como é impossível fazer a subtração, somamos 24h ao horário conhecido, obtendo 34h, efetuamos, então, a operação:

ð  34h (10h + 24h)
   -  14h
       20h (do dia anterior)

Resolva os problemas propostos a seguir:

01. Se em Tel Avive (Israel), situada na longitude de 35° leste, são 05 horas, que horas são em Xangai (China), situada a 122° leste:

02. Um avião sai de uma localidade situada a 105° leste de Greenwich, às 10h do dia 20 de maio, com destino a Curitiba, que tem longitude de 45° oeste de Greenwich. O horário de saída do avião corresponde a qual horário em Curitiba?

03. Assistimos ao jogo de abertura da Copa do Mundo, entre França e Senegal, às 8h30min do dia 01 de junho. Qual a hora real do jogo, se a diferença entre Brasília e a Coréia é de 12 para leste?

04. Se em Florianópolis, situada a 49° de longitude oeste, são 13 horas, qual será a hora local na Ucrânia, situada a 30° de longitude leste?

05. Em Manaus, situada a 60° oeste, são 10 horas. Qual será a hora de Alexandria (no Egito), situada a 30° leste?

06. O presidente Fernando Henrique Cardoso, em recente viagem internacional, encontrava-se em Tóquio (no Japão), que tem longitude 160° leste em relação a Greenwich. De lá resolveu telefonar para o presidente russo, a fim de parabenizá-lo pelo acordo de desarmamento assinado com os EUA. A que horas a ligação foi recebida em Moscou, se foi feita às 18 horas, e se Moscou situa-se numa longitude de 40° a oeste de Tóquio?

07. Se em Salvador são 12 horas, numa longitude de 48° oeste, qual será a hora local no Texas, que tem longitude de 118° oeste em relação a Salvador?

08. Apolônio encontrava-se em viagem pela Europa e resolveu telefonar para sua noiva Astrolábia, que mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A que horas Astrolábia recebeu a ligação, se Apolônio telefonou às 9 horas, da cidade de Barcelona na Espanha, que tem longitude de 28° leste, e Petrópolis tem longitude de 40° oeste?

09. Em São Francisco (EUA) são 14 horas do dia 30 de maio. A diferença de horário entre São Francisco e Yokohama (Japão) é de 16 horas para leste. Que horas são em Yokohama?

10. Na Austrália são 10 horas do dia 01 de junho. A diferença de horário entre a Austrália e o Canadá é de 15 horas para oeste. Que horas são no Canadá?

11. Alguns turistas norte-americanos faziam um cruzeiro pelo Oceano Índico e resolveu comemorar o novo ano passando e-mail para todos os seus amigos que moram Los Angeles (EUA), e fizeram isso às 03 horas do dia 01 de janeiro. A que horas os e-mails foram recebidos se Los Angeles está distante 12 horas para oeste? Os amigos que moram em Los Angeles já haviam comemorado o ano novo?

12. Robusterina estava fazendo turismo no Egito e ficou deslumbrada ao ver a pirâmide de Quéops, resolveu, então, ligar para seu namorado Custódio, que mora em Campo Grande, localizada numa longitude de 58° oeste. A que horas Robusterina fez a ligação se o Egito tem longitude de 30° leste, e Custódio recebeu a ligação às 10 horas?

13. Policarpo mora no distrito do Japumerim, município de Itajibá, e sua filha Cafiaspirina foi trabalhar na Suíça. Japumerim tem longitude de 32° oeste e a Suíça de 38° leste. Se Policarpo telefonou às 13h15min, a que horas Cafiaspirina recebeu a ligação?

14. Moscou tem longitude 40° leste, às 18 horas em Moscou, que horas serão em Nova Iorque, que tem longitude 80° oeste?

15. Tóquio tem longitude de 160° oeste. Se em Tóquio são 20 horas, que horas são em Londres que tem longitude de 10° oeste em relação à Tóquio?

16. O Brasil jogará a final da Copa do Mundo contra a Argentina no International Stadium Yokohama, no Japão, que tem longitude de 160° leste. Assistiremos à transmissão do jogo às 8h30min do dia 26 de junho. Qual é o dia e a hora real do jogo se a distância de Ipiaú para Yokohama é de 12 horas?

17. A cidade de Cabrobó tem longitude de 32° oeste, e Kiev (na Ucrânia) tem longitude de 32° leste. Se em Cabrobó são 8 horas, que horas são em Kiev?

18.  A diferença entre Cuba e Austrália é de 14 fusos horários para leste. Se em Cuba são 18 horas do dia 01 de junho, que horas são na Austrália?

19. O Peru está distante do Japão 13 fusos horários para oeste. Se no Japão são 10 horas do dia 05 de abril, que horas são no Peru?

20. O Colégio resolveu levar todos os alunos do 1° ano para fazer uma viagem turística na Europa. Chegando em Paris, resolveram telefonar para as outras turmas que não foram à viagem. Já em Londres assistiram a um telejornal brasileiro que estava sendo transmitido ao vivo, e retornaram para o Brasil de Amsterdã, na Alemanha. Resolva as questões propostas a partir das coordenadas abaixo:

a)    Ipiaú = longitude 40° oeste
b)    Paris = longitude 15° leste
c)    Londres = longitude 10° leste
d)   Alemanha = 18° leste

ð  A que horas recebemos aqui em Ipiaú a ligação feita de Paris às 10 horas?
ð  Qual a hora real do telejornal brasileiro, se o assistiram em Londres às 20 horas?
ð  Qual a hora local correspondente à hora da partida de Amsterdã?
quarta-feira, 18 de março de 2015 0 comentários

ALUNOS DO 1° ANO DE GEOGRAFIA DO CMLEM DE IPIAÚ DE 2015

ALUNO DO 1° ANO DE GEOGRAFIA DO CMLEM DE IPIAÚ DE 2015

Exercícios Práticos sobre Coordenadas Geográficas:
1 – Observe o gráfico e indique a latitude dos pontos assinalados.
LN = latitude norte LS = latitude sul

2 – Localize no gráfico acima as seguintes latitudes:
N – 80º LN
O – 50º LS
P – 70º LS
Q – 10º LS
R – 10º LN
S – 70º LN
T – 40º LN
U – 30º LS
V – 80º LN
X – 0º
Z – 70º LN
3 – Observe o gráfico e indique a longitude dos pontos.
LL – longitude leste LO – longitude oeste

A -
B -
C -
D -
E -
F -
G -
H -
I -
J -
L -
M -
N -
O -
Q -

4 – Observe o quadro e indique as coordenadas geográficas dos pontos.

5 – Assinale no gráfico os pontos correspondentes às seguintes coordenadas geográficas.
A - 10º LS - 10º LO
B - 30º LS - 20º LO
C - 50º LS - 30º LL
D - 60º LS - 60º LL
E - 15º LS - 20º LL
F - 35º LS - 135º LO
G - 50º LN - 10º LL
H - 40º LN - 30º LL
I - 60º LN - 50º LO
J - 80º LN - 80º LO
L - 25º LN - 15º LO
M - 45º LN - 15º LO
N - 90º LS - 120º LL
O - 85º LS - 140º LO
P - 90º LS - 150º LL

Aproveite bem estes exercícios
até a próxima
quinta-feira, 12 de março de 2015 0 comentários

aos alunos de sociologia do 1° ano

Significado de Sociologia

O que é Sociologia:

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades. Como é relativa aos fatos e à realidade, não determina regras dos estados sociais e das particularidades da conduta humana, porque esse é objetivo da filosofia e ética social. A palavra "sociologia" foi criada por A. Comte, mas o conceito surgiu através do pensamento social
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