quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os fusos horários



Os fusos horários têm gerado muitas dúvidas entre nossos consulentes. A pergunta mais comum é como "calcular" a hora em determinado país, com uma defasagem de um determinado número de graus; e este cálculo raramente coincide com a realidade.
Como vimos no texto - O tempo, da seção Astronomia, a Hora Local é definida pela passagem meridiana do Sol, ou seja, a passagem do Sol pelo meridiano superior do lugar, mas a Hora Legal é definida pelo fuso onde estamos.
Para determinar a hora legal, a Terra foi dividida em 24 "fatias"  definidas por dois planos que contêm o eixo da Terra, com  um ângulo de 15 graus entre eles. O nome "fuso" tem origem no formato da seção resultante e ficou estabelecido que a mudança dos relógios seria feita em horas inteiras entre dois
fusos. Entretanto, na prática, decisões políticas alteraram completamente o mapa de fusos. Nem a regra da passagem  meridiana nem o numero inteiro de horas foi obedecido, e ainda inventaram um "horário de verão", gerando uma grande confusão quando precisamos descobrir a hora vigente em
outro país.
A única maneira de fazermos este cálculo corretamente é  consultando tabelas ou mapas, e não esquecendo de verificar se é necessária a correção devida ao horário de verão.    
O modo mais simples que encontramos para entender estas regras foi usando um  
Mapa de fusos horários

Nosso mapa, com algumas exceções, não tem as fronteiras dos países, e você pode precisar de um mapa mais detalhado para se localizar.
Note que a identificação dos fusos se baseia no meridiano zero, ou meridiano de
Greenwich, identificado pela linha amarela no mapa.
Greenwich é o nome de uma pequena cidade próxima a Londres, onde ficava o antigo observatório Real que determinava a hora oficial usando uma luneta meridiana. Uma grande bola vermelha colocada em um mastro caia exatamente ao meio dia, permitindo a todos os navios do porto acertarem seus cronômetros antes de sair para o mar. Hoje o observatório foi transferido para outro local (Cambridge), e o prédio antigo foi transformado em um museu que guarda preciosos mecanismos de relojoaria.
O fuso centrado neste meridiano é identificado como o 0 (zero). De 15 em 15 graus a Leste, numeramos os fusos como +1, +2, +3, etc. até 12. Fazendo o mesmo a oeste, numeramos como -1, -2, -3, etc., em torno da Terra até que encontramos o mesmo meridiano 12.
No centro deste fuso (12) encontramos outra linha amarela, a
Linha internacional de mudança de datas.
Podemos notar que até esta linha sofreu alguns desvios devidos à divisão política. Quando um viajante atravessa a linha de oeste para leste, deve corrigir seu calendário em menos um dia. Quando atravessa a linha no sentido leste-oeste, deve adicionar um dia.
Apesar da numeração nas margens superior e inferior respeitarem os fusos de 15 graus, podemos ver que a identificação sobre os países não segue as mesmas linhas.
Veja, por exemplo, que o Brasil usa o fuso -3, mas a Argentina, cujo território está no fuso -4 (e chega até ao -5) usa o mesmo fuso do Brasil. Isto acontece porque esta é uma decisão política, que melhor convém àquele pais.
Motivos econômicos, como o horário de funcionamento dos bancos e da bolsas de valores fizeram com que todos os países do leste europeu adotassem o mesmo fuso (+1). Apenas a Grã-Bretanha e Portugal usam o fuso 0 na Europa.
A Austrália adotou o fuso +9:30 para a região central, de modo a reduzir os problemas de horários comerciais. Pelos mesmos motivos a China decidiu usar apenas o fuso +8 para todo seu território, que cobre 4 fusos diferentes.
Para calcular a hora de outro fuso, verifique no mapa os fusos envolvidos, e subtraia o menor do maior, por exemplo: Se são 10 horas no Brasil, que horas são na Índia?
Consultando o mapa você encontra:
Brasil: fuso -3
Índia  : fuso +5:30
Subtraindo o menor do maior: +5:30 -(-3) = 5:30 + 3= 8:30 (lembre-se da regra algébrica: menos menos dá mais).
Em seguida some esta diferença à hora legal, se estiver a leste, ou subtraia se estiver a oeste.
Logo, se no Brasil são 10 horas, na Índia são 18:30. Ufa!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;