segunda-feira, 12 de março de 2012

Folha de Exercícios sobre Fuso Horário

COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - IPIAÚ-BA
Geografia
Professor: Giovanni Guimarães
Data:12/03/2012
Aluno(a):
Série: 3º ano
Turma:Todas
Turno:Todos

ASSUNTO: Fuso Horário.

Folha de Exercícios

OBS: Leia com atenção:
= Quando o lugar de horário a ser identificado situa-se a leste (mais tarde), e a soma entre o horário totaliza mais do que 24 horas, o excesso será a HORA DO DIA SEGUINTE.

Ex: 14h (um horário conhecido qualquer)
+15h (diferença horária para mais tarde)
29h (um excesso de 05 horas)

> Teremos, então, 05 horas do dia seguinte.

= Quando o lugar de horário a ser identificado situa-se a oeste (mais cedo), e a diferença horária é maior que o horário conhecido, somou a este, 24 horas (=01 dia) para, a seguir, efetuarmos a subtração. O resultado será a HORA DO DIA ANTERIOR.

Ex: 10h (horário conhecido qualquer)
-14h (diferença horária para mais cedo)

> Como é impossível fazer a subtração, somamos 24h ao horário conhecido, obtendo 34h, efetuamos, então, a operação:

> 34h (10h + 24h)
- 14h
20h (do dia anterior)

Resolva os problemas propostos a seguir:

01. Se em Tel Avive (Israel), situada na longitude de 35° leste, são 05 horas, que horas são em Xangai (China), situada a 122° leste:

02. Um avião sai de uma localidade situada a 105° leste de Greenwich, às 10h do dia 20 de maio, com destino a Curitiba, que tem longitude de 45° oeste de Greenwich. O horário de saída do avião corresponde a qual horário em Curitiba?

03. Apolônio encontrava-se em viagem pela Europa e resolveu telefonar para sua noiva Astrolábia, que mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A que horas Astrolábia recebeu a ligação, se Apolônio telefonou às 9 horas, da cidade de Barcelona na Espanha, que tem longitude de 28° leste, e Petrópolis tem longitude de 40° oeste?

04. Se em Florianópolis, situada a 49° de longitude oeste, são 13 horas, qual será a hora local na Ucrânia, situada a 30° de longitude leste?

05. Em Manaus, situada a 60° oeste, são 10 horas. Qual será a hora de Alexandria (no Egito), situada a 30° leste?

06. O presidente Fernando Henrique Cardoso, em recente viagem internacional, encontrava-se em Tóquio (no Japão), que tem longitude 160° leste em relação a Greenwich. De lá resolveu telefonar para o presidente russo, a fim de parabenizá-lo pelo acordo de desarmamento assinado com os EUA. A que horas a ligação foi recebida em Moscou, se foi feita às 18 horas, e se Moscou situa-se numa longitude de 40° a oeste de Tóquio?

07. Se em Salvador são 12 horas, numa longitude de 48° oeste, qual será a hora local no Texas, que tem longitude de 118° oeste em relação a Salvador?

08. Assistimos ao jogo de abertura da Copa do Mundo, entre França e Senegal, às 8h30min do dia 01 de junho. Qual a hora real do jogo, se a diferença entre Brasília e a Coréia é de 12 para leste?

09. Em São Francisco (EUA) são 14 horas do dia 30 de maio. A diferença de horário entre São Francisco e Yokohama (Japão) é de 16 horas para leste. Que horas são em Yokohama?

10. Na Austrália são 10 horas do dia 01 de junho. A diferença de horário entre a Austrália e o Canadá é de 15 horas para oeste. Que horas são no Canadá?

11. Alguns turistas norte-americanos faziam um cruzeiro pelo Oceano Índico e resolveu comemorar o novo ano passando e-mail para todos os seus amigos que moram Los Angeles (EUA), e fizeram isso às 03 horas do dia 01 de janeiro. A que horas os e-mails foram recebidos se Los Angeles está distante 12 horas para oeste? Os amigos que moram em Los Angeles já haviam comemorado o ano novo?

12. Robusterina estava fazendo turismo no Egito e ficou deslumbrada ao ver a pirâmide de Quéops, resolveu, então, ligar para seu namorado Custódio, que mora em Campo Grande, localizada numa longitude de 58° oeste. A que horas Robusterina fez a ligação se o Egito tem longitude de 30° leste, e Custódio recebeu a ligação às 10 horas?

13. Policarpo mora no distrito do Japumerim, município de Itajibá, e sua filha Cafiaspirina foi trabalhar na Suíça. Japumerim tem longitude de 32° oeste e a Suíça de 38° leste. Se Policarpo telefonou às 13h15min, a que horas Cafiaspirina recebeu a ligação?

14. Moscou tem longitude 40° leste, às 18 horas em Moscou, que horas serão em Nova Iorque, que tem longitude 80° oeste?

15. Tóquio tem longitude de 160° oeste. Se em Tóquio são 20 horas, que horas são em Londres que tem longitude de 10° oeste em relação à Tóquio?

16. O Brasil jogará a final da Copa do Mundo contra a Argentina no International Stadium Yokohama, no Japão, que tem longitude de 160° leste. Assistiremos à transmissão do jogo às 8h30min do dia 26 de junho. Qual é o dia e a hora real do jogo se a distância de Ipiaú para Yokohama é de 12 horas?

17. A cidade de Cabrobó tem longitude de 32° oeste, e Kiev (na Ucrânia) tem longitude de 32° leste. Se em Cabrobó são 8 horas, que horas são em Kiev?

18. A diferença entre Cuba e Austrália é de 14 fusos horários para leste. Se em Cuba são 18 horas do dia 01 de junho, que horas são na Austrália?

19. O Peru está distante do Japão 13 fusos horários para oeste. Se no Japão são 10 horas do dia 05 de abril, que horas são no Peru?

20. O Colégio resolveu levar todos os alunos do 1° ano para fazer uma viagem turística na Europa. Chegando a Paris, resolveram telefonar para as outras turmas que não foram à viagem. Já em Londres assistiram a um telejornal brasileiro que estava sendo transmitido ao vivo, e retornaram para o Brasil de Amsterdã, na Alemanha. Resolva as questões propostas a partir das coordenadas abaixo:

a) Ipiaú = longitude 40° oeste
b) Paris = longitude 15° leste
c) Londres = longitude 10° leste
d) Alemanha = 18° leste

> A que horas recebemos aqui em Ipiaú a ligação feita de Paris às 10 horas?
> Qual a hora real do telejornal brasileiro, se o assistiram em Londres às 20 horas?
> Qual a hora local correspondente à hora da partida de Amsterdã?

21. Complete as afirmativas abaixo de modo que fiquem corretas:

a) A cidade do Cairo está localizado no Oriente, logo está no hemisfério ________________.
b) A América do Sul está no Ocidente, logo está no hemisfério ________________________.
c) A distância de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich recebe o nome de ____________________________.
d) Para determinar a localização exata de um ponto na superfície terrestre basta ter sua ______________________ Apolônio encontrava-se em viagem pela Europa e resolveu telefonar para sua noiva Astrolábia, que mora em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A que horas Astrolábia recebeu a ligação, se Apolônio telefonou às 9 horas, da cidade de Barcelona na Espanha, que tem longitude de 28° leste, e Petrópolis tem longitude de 40° oeste?___________ e sua _________________________________.

3 comentários:

geografia disse...

parabens exercicios bem feitos

Prof° Fabrício disse...

Olá colega, na questão 15, em relação ao hemisfério onde Tóquio está situada.não seria leste?

Anônimo disse...

Olá agora sim entendi essa materia, mas gostaria de ve as respostas.Tem como postar?

Postar um comentário

 
;