domingo, 6 de outubro de 2013 0 comentários

Questões Ambientais para o enem

As principais questões ambientais no Brasil incluem o desmatamento na Bacia Amazônica, o comércio ilegal de animais silvestres, poluição atmosférica e da água, degradação da terra e poluição da água causada por atividades de mineração, a degradação de zonas húmidas e derrames de petróleo graves, entre outros. O brasil também é o lar de cerca de 13% de todas as espécies animais conhecidas, tendo uma das coleções mais diversas de flora e fauna do planeta. Os impactos decorrentes do desenvolvimento da agricultura e da industrialização no país ameaçam essa biodiversidade.
Enquanto nação em desenvolvimento ou recém-industrializada, o Brasil tem todas as condições para assumir a liderança no campo das iniciativas ambientais. No campo de biocombustíveis somos o segundo maior produtor de etanol do mundo. No entanto, as questões ambientais continuam a ser uma grande preocupação no Brasil.
O desmatamento tem sido uma fonte significativa de poluição, perda de biodiversidade e emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo, mas o desmatamento tem sido principal causa do Brasil de degradação ambiental e ecológica. Desde 1970, mais de 600.000 quilômetros quadrados de floresta amazônica foram destruídos e o nível de desmatamento nas zonas protegidas de floresta amazônica do Brasil aumentou mais de 127 por cento entre 2000 e 2010. Recentemente, uma maior destruição da Floresta Amazônica tem sido promovido por um aumento da demanda global por madeira ea soja.
O Ministério do Meio Ambiente anunciou recentemente dados mostrando uma queda nas taxas de desmatamento na Floresta Amazônica desde meados de 2011, o que é, em parte, devido a uma maior conscientização dos efeitos nocivos das práticas de exploração madeireira prolífico e uma mudança na direção florestal sustentável no Brasil.
O efeito do desmatamento sobre a precipitação.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem ajudado a reduzir os níveis de desmatamento ao longo de 2011 através de seu Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real. Além disso, o Brasil está negociando o uso de satélites da Índia para melhorar o monitoramento do desmatamento na floresta amazônica. Autoridades brasileiras e defensores do meio ambiente são igualmente confiante de que estas medidas irão reforçar a capacidade do governo brasileiro para combater o desmatamento, a perda de biodiversidade, e a poluição. Além disso, o Governo está tomando medidas para cumprir mais eficazmente sua política de redução de desmatamento fechando serrarias ilegais e apreendendo veículos transportando madeira ilegal. Apesar de todos esses esforços, no entanto, o problema com o desmatamento ea extração ilegal de madeira continua a ser uma questão muito séria no país.
Espécies ameaçadas de extinção
O Brasil é o lar de mais de 6% das espécies ameaçadas do mundo. De acordo com uma avaliação de espécies realizado pela Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas, 97 espécies foram identificadas no Brasil como mais vulneráveis, menor risco/quase ameaçada, em perigo ou criticamente em perigo. Em 2009, 769 espécies ameaçadas de extinção foram identificadas no Brasil tornando-o o lar do maior número de espécies ameaçadas oitavo do mundo. Grande parte deste aumento no Brasil, bem como os países que precede, é causada pelo desmatamento rápido e industrialização. Isso tem sido observado por Carlos Minc, que afirma que enquanto as áreas protegidas são povoadas por seres humanos, as áreas de preservação ambiental não contam com a proteção essencial de que precisam. A alteração dos fatores ambientais também é em grande parte responsável pelo aumento no número de espécies ameaçadas de extinção.
Resíduos
A população brasileira tem uma taxa de crescimento estável em 1% (2009), ao contrário da China ou Índia, que estão experimentando um rápido crescimento urbano. Com uma taxa de crescimento constante, o desafio para a gestão de resíduos sólidos está em relação à prestação de um financiamento adequado e de governo. Enquanto o financiamento é insuficiente, os legisladores e as autoridades municipais estão tomando medidas para melhorar seus sistemas de cidades individuais de gestão de resíduos. Estes esforços individuais por oficiais da cidade são tomadas em resposta à falta de uma lei abrangente que gerencia todo o país materiais de resíduos. Mesmo que haja serviços de coleta, eles tendem a se concentrar no sul e sudeste do Brasil. Entretanto, o Brasil não regular resíduos perigosos, tais como óleo, pneus e agrotóxicos.
Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo seguidas pelos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Como resultado, uma grande quantidade de investimento é entrar no país, ainda melhorias de gestão de resíduos ainda não têm fundos. A fim de solucionar a falta de envolvimento federal, dos setores público e privado, bem como os mercados formal e informal, estão desenvolvendo soluções possíveis para esses problemas. Organizações internacionais, bem estão se unindo com as autoridades municipais locais, como no caso do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP). Desde 2008, o PNUMA vem trabalhando com o Brasil para criar um sistema de gestão sustentável dos resíduos que promove a preservação e conservação ambiental, juntamente com a protecção da saúde pública. Esta parceria é entre os funcionários do PNUMA e da cidade que formam o verde e saudável do Projeto Ambientes em São Paulo . Com o envolvimento da comunidade, o projeto é capaz de promover políticas que estabelecem mudanças ambientais. De acordo com um relatório do PNUMA, o projeto já reuniu pesquisas sobre saneamento no Brasil. Com as várias parcerias e colaborações, algumas cidades estão avançando de forma eficiente no gerenciamento de seus resíduos, mas uma decisão mais abrangente e conclusivo deve ser feita para todo o país para criar um futuro mais sustentável.
Colecção serviços
Atualmente, serviços de coleta são mais proeminentes nas regiões sul e sudeste do Brasil. Vários métodos são usados para separar resíduos, como papel, metal e vidro. De acordo com a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Municipais, resíduos sólidos no Brasil é composto por 65% de matéria orgânica, 25% de papel, metal 4%, 3% de vidro e plástico de 3%. Dentro de 405 municípios, 7% dos municípios total do país, 50% da separação desses materiais é realizado através de porta-a-porta de serviço, 26% através de pontos de coleta, e 43% através de catadores informais de rua. [13] Uma das principais vitória para a recolha de resíduos foi entre 2006 e 2008, quando os serviços do país expandiu-se para recolha de resíduos de serviço um adicional de um milhão de pessoas, elevando a taxa de recolha de resíduos separados entre a população do país para 14%. [14]
Os aterros
Enquanto a coleta de resíduos no Brasil está melhorando um pouco, a eliminação final dos resíduos ocorre geralmente em aterros sanitários inadequados. Enquanto aterros são muitas vezes vistas como a última opção para eliminação de resíduos em países europeus, preferindo resíduos em energia de sistemas em vez, o Brasil favorece a aterros e acredita que eles são modos eficientes de eliminação. A preferência por aterros tem dificultado a criação de métodos alternativos de eliminação de resíduos. Muitas vezes, essa hesitação é em resposta aos custos iniciais da adoção de novas soluções. Por exemplo, os incineradores são caros para comprar, operar e manter, eliminá-los como uma opção para a maioria das cidades no Brasil. De acordo com o Manual de Gestão Integrada Municipal de Resíduos Sólidos, o uso do aterro começará a cair devido ao novo regulamento e as leis. Como os riscos e perigos ambientais de lixões a céu aberto são entendidas pelos administradores município no Brasil, mais lixeiras estão sendo fechadas em favor dos aterros sanitários. No entanto, essas mudanças de política só vai acontecer com o financiamento adequado.
Resíduos em energia
Resíduos em energia é uma maneira de eliminar todos os resíduos de combustível em que a reciclagem por si só não é economicamente viável. Como níveis de renda alta na região sul do Brasil, os cidadãos estão incitando os funcionários a melhorar os sistemas de gestão de resíduos. No entanto, os resultados são limitados, sem instalações comerciais estão sendo construídas atualmente. Apesar de os cidadãos e as autoridades estão começando a entender o dano dos aterros e da importância da gestão de resíduos, a maioria não entender resíduos para sistemas de energia. Em contrapartida, os líderes de resíduos em energia da indústria não entendem a condição atual dos resíduos no Brasil. A fim de fornecer soluções específicas para problemas no Brasil, o desperdício de energia Conselho de Pesquisa de Tecnologia no Brasil está desenvolvendo um híbrido de resíduos urbanos sólidos urbanos (RSU) / ciclo de gás natural. Este sistema de queima uma pequena quantidade de gás natural que é de 45% de eficiência e 80% da energia que é produzida por resíduos sólidos urbanos é de 34% de eficiência. Seu sistema patenteado tem uma turbina a gás de pequeno e mistura-o com ar pré-aquecido. Outro benefício do uso de pequenas quantidades de gás natural é a possibilidade de substituí-lo com gás de aterro, etanol ou combustíveis renováveis. Outra vantagem é que este sistema não muda a tecnologia atual incinerador, o que lhe permite usar componentes que já existem em outros resíduos em energia das plantas. Envolvimento do setor privado no setor de resíduos em energia inclui empresas como a Siemens, CNIM, Keppel-Seghers, VonRoll, Sener, Pöyry, Fisia-Babcock, Pirnie Malcolm e outros que já estão estabelecidas no Brasil e em desenvolvimento resíduos em energia projetos. Algumas cidades actualmente a considerar tais projetos são Belo Horizonte , Rio de Janeiro , São Paulo, São José dos Campos , São Bernardo do Campo e outros. Projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo também estão começando a desenvolver em alguns aterros sanitários brasileiros. Esses projetos são estabelecidos para coletar gases produzidos no local e convertê-los em energia. Por exemplo, em um aterro sanitário em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro da área), o metano está sendo coletado e convertido em eletricidade. Este processo é esperado para eliminar 2,5 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono até 2012. [15]
Reciclagem
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil é líder em reciclagem de latas de alumínio sem a intervenção do governo. Em 2007, mais de 96% das latas disponíveis no mercado foram recicladas. Essa liderança vem de catadores de lixo informais que ganham a vida recolhendo latas de alumínio. No entanto, a reciclagem em geral no Brasil é baixo. O Brasil produz 240 mil toneladas de resíduos todos os dias. Deste montante, apenas 2% é reciclado com o restante despejado em aterros sanitários. Em 1992, as empresas privadas no Brasil estabeleceu o Compromisso Empresarial Brasileiro para Reciclagem (CEMPRE), uma organização sem fins lucrativos que promove a reciclagem e eliminação de resíduos. Questões da organização de publicações, realiza investigação técnica, realiza seminários e mantém bancos de dados. No entanto, apenas 62% da população tem acesso à coleta de lixo. Mesmo dentro desses sistemas de coleta, a coleta de material reciclável não é comum. O sucesso dos catadores informais forneceram evidências para os legisladores e os cidadãos que as soluções que são de baixa tecnologia, baixo custo e mão de obra intensiva pode fornecer soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos enquanto também proporciona benefícios sociais e econômicos. [16]
A poluição do ar
Devido à sua posição única como a única área do mundo que utiliza extensivamente o etanol, as questões de qualidade do ar no Brasil relacionam mais com o etanol derivado de emissões. Com cerca de 40% do combustível usado nos veículos brasileiros provenientes de etanol, a poluição do ar no Brasil difere da de outras nações onde predominantemente de petróleo ou gás natural com base em combustíveis são utilizados. Concentrações atmosféricas de etanol acetaldeído, e óxidos de nitrogênio são, possivelmente, maior no Brasil do que a maioria outras áreas do mundo devido às suas emissões, sendo maior em veículos que utilizam combustíveis etanol. As maiores áreas urbanas de São Paulo e Rio de Janeiro sofrem de problemas de ozônio substancial, porque ambos os óxidos de nitrogênio acetaldeído e contribuem significativamente para a poluição do ar fotoquímicos e formação de ozono. Por outro lado, por meados dos anos 1990, os níveis de chumbo no ar diminuiu em aproximadamente 72% após a introdução generalizada de combustíveis sem chumbo no Brasil em 1975. [17]
Número de automóveis e os níveis de industrialização nas cidades brasileiras influenciar fortemente os níveis de poluição do ar em áreas urbanas que têm um impacto importante sobre a saúde de grandes grupos populacionais em grandes áreas urbanas brasileiras. Com base em dados anuais de poluição do ar se reuniram nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba , Fortaleza , Porto Alegre , Rio de Janeiro, São Paulo, e Vitória entre os anos de 1998 e 2005, 5% do total de mortes anuais nas faixas etárias de crianças cinco anos de idade e mais jovens e adultos de 65 anos e mais velhos foram atribuídos aos níveis de poluição do ar nessas cidades. [18] Rio de Janeiro e São Paulo foram classificados os dias 12 e 17 cidades mais poluídas uma avaliação com base em dados do Banco Mundial e das Nações Unidas de emissões e qualidade do ar em 18 mega-cidades. O índice multi-poluente usado para realizar a avaliação não incluiu nenhum dos poluentes específicos aos impactos da qualidade do ar da utilização do combustível etanol.
A poluição industrial
A cidade de Cubatão, designado pelo governo brasileiro como uma zona industrial em parte devido à sua proximidade com o Porto de Santos , tornou-se conhecido como o “Vale da Morte” e “o lugar mais poluído do planeta”. A área tem historicamente abrigou inúmeras instalações industriais, incluindo uma refinaria de petróleo da Petrobras e uma siderúrgica da Cosipa . Operação dessas instalações foi feito “sem qualquer controle ambiental que seja” levando trágicos acontecimentos ao longo da década de 1970 e 1980, incluindo deslizamentos de terra e defeitos congênitos potencialmente atribuíveis à poluição pesada da região. Desde aquele tempo, esforços têm sido feitos para melhorar as condições ambientais na área, incluindo, desde 1993, o investimento COSIPA, de US $ 200 milhões em controle ambiental. Em 2000, centro de Cubat ão está registrado 48 microgramas de partículas por metro cúbico de ar, abaixo dos 1.984 medições registrar 100 microgramas de partículas por metro cúbico.
Provavelmente devido à liberalização do comércio, o Brasil tem uma alta concentração de indústrias poluidoras intensiva de exportação. Estudos apontam para isso como evidência de o Brasil ser um paraíso de poluição . O mais elevado dos níveis de intensidade de poluição são encontrados em indústrias relacionadas com a exportação, tais como papel, metalurgia e celulose e calçados.
A poluição da água no Brasil e poluição e degradação ambiental no rio Tietê
As regiões Sul e Sudeste do Brasil a escassez de água devido à experiência de super-exploração e mau uso de recursos hídricos superficiais, principalmente atribuíveis à poluição pesada de esgoto, aterros sanitários e resíduos industriais.
Do Brasil do Rio Tietê tem mais de 20 anos foram atingidas com a poluição pesada de esgoto, principalmente de São Paulo, e fabricação. Em 1992, o Projeto Tietê foi iniciado em um esforço para limpar o rio. São Paulo hoje processos de 55% do seu esgoto e está prevista para processar 85% em 2018.
Poluição da água também é derivada de produção de etanol. Devido ao tamanho da indústria, sua atividade agroindustrial no cultivo, colheita e processamento da cana gera a poluição da água a partir da aplicação de fertilizantes e agrotóxicos, erosão do solo, a lavagem da cana, fermentação, destilação, a energia produzindo unidades instaladas em usinas e por outros fontes menores de águas residuais. [22]
As duas maiores fontes de poluição da água de produção de etanol vem de usinas na forma de águas residuais de lavagem de hastes de cana antes de passar através de moinhos, e vinhaça , produzida em destilação. Essas fontes de aumentar a demanda bioquímica de oxigênio nas águas onde são descarregadas, que leva ao esgotamento do oxigênio dissolvido na água e muitas vezes provoca anóxia . Legislação proibiu a descarga direta de vinhaça sobre as águas de superfície, levando-o para ser misturado com águas residuais provenientes do processo de lavagem da cana para ser reutilizado como adubo orgânico em campos de cana de açúcar. Apesar desta proibição, algumas usinas de cana ainda pequena descarga de vinhaça em córregos e rios, devido à falta de recursos de transporte e aplicação. Além disso, vinhaça é às vezes mal utilizado no armazenamento e transporte em usinas.
http://www.epgea.com.br/?p=442
 
;